Trajetória da Empresa
Em
1999,
a empresa afretou
três rebocadores portuários
no mercado e sub-afretou para Docenave – Navegação
Vale do Rio Doce S/A,
firmando contrato em regime de casco nu pelo período
de cinco anos.
Em
2003,
incorporando à frota mais dois
rebocadores portuários azimutais de 46TTE
de última geração. O primeiro rebocador foi
afretado pela Docenave e o segundo pela Saveiros Camuyrano S/A.
No
final de 2003,
a SAGA Rebocadores comprou no mercado duas
balsas e dois rebocadores para operar no fornecimento de água
potável para navios mercantes,
de passageiros, plataformas, rebocadores PSV, etc.
No
final de 2004,
a SAGA Rebocadores adquiriu
da Hermasa Navegação S/A
um rebocador oceânico de 42 TTE
para operar no apoio marítimo .
Em
2005,
a SAGA Rebocadores construiu
no estaleiro ETN, com
recursos próprios, um rebocador portuário convencional
de 26 TTE.
Em meados de 2006, a embarcação foi entregue e em
seguida afretada a casco nú pela Docenave.
Em
2007, a SAGA Rebocadores iniciou a construção de uma
balsa de carga geral de 7.300 TPB,
com recursos próprios e de terceiros, no estaleiro Werther
Empresarial. A balsa foi entregue em Setembro/2009 e entrou em
operação no apoio marítimo em outubro/2009.
No
final de 2007,
a SAGA Rebocadores adquiriu
com recursos próprios uma
balsa com capacidade de 350 TPB
para utilização no fornecimento de água potável.
Em
2008,
a SAGA Rebocadores adquiriu,
com recursos próprios,
um rebocador portuário de 400 BHP
para auxilio nas manobras com balsa para fornecimento de água
potável.
Ainda
em 2008,
a empresa afretou da Vale um rebocador portuário de 48 TTE
para atender aumento de demanda dos serviços de apoio
portuário na Baia de Guanabara.
No
final de 2009,
a SAGA Rebocadores adquiriu terreno
localizado no interior da Baía de Todos os Santos, com área
total de aproximadamente 42.000 m2,
e em 2010 iniciou a implantação da SAGA Estaleiro para
manutenção e reparos da frota.
Em
2014
a SAGA construiu um rebocador com 103,58 Tonelagem Porte Bruto para
apoio marítimo.
Em
2019,
a empresa construiu mais um rebocador convencional, para apoio
marítimo e portuário.
Entre
os anos
de 2012 a 2019
a SAGA construiu, com recursos próprios, 11 Balsas para apoio
em obras marítimas e fluviais.